SAUDADE é uma palavra que só existe na língua portuguesa e não tem tradução para nenhuma outra e, prá variar um pouco, olha eu procurando o sentido da palavra no dicionário. Segundo ele saudade pode ser duas coisas além de uns passarinhos ou plantinhas.
1) Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir.
2) Nostalgia, sentir falta de.
Não concordo com nenhuma das duas definições, especialmente com a segunda. Saudade não é sentir falta de nada e também não é uma recordação.
A melhor definição de saudade que ouvi foi quando morava em Ubatuba. Veio um pescador velhinho que falava de forma difícil. Mas eu entendi e gostei do que ouvi. Ele disse:
"Saudade, moça, é a presença de uma pessoa ou situação que não está mais presente".
Sim... saudade é presença e não ausência. Provoca várias reações que vão do riso ao choro.
Li agora a pouco que quando a saudade é demais ela transborda pelos olhos... achei muito bonito, mas triste e a saudade não é necessariamente triste. Por exemplo... coloquei a foto da Lelly abraçadinha com a joaninha que ela tinha quando pequena e que ela amava. Sinto saudades disso, mas não é triste ver uma foto assim. É muito fofo!
Sinto saudades imensas do meu sobrinho Matheus, mas sempre lembro dele sorrindo e sorrio também. Tenho saudade de amigos que estão vivos e são saudades recentes, mas não deixam de ser gigantescas. Tenho saudades de amigos virtuais, que as vezes, por diversos motivos ficam sem falar com a gente por alguns dias... mas morro de saudades!
Tenho saudades da minha família... nada que um telefone não resolva...kkk!
Tenho saudades de situações, como as férias na praia quando éramos crianças, ou os bailinhos nas garagens, minha "festinha" de 17 anos, onde convidei 40 pessoas e vieram 400... (mas não tenho saudades da limpeza que tivemos que fazer no dia seguinte). Tem muitas músicas que escuto que provocam saudades, mas não de tempos idos, mas das situações em que elas tocaram.
Tenho saudades tristes também, mas sempre tento transformá-las em alegres, não sei por que. Um dos meus irmãos disse que tenho síndrome de Pollyana. Para quem não conhece, Pollyana é um livro onde a protagonista sofre um acidente e fica paraplégica, mas ela inventa uma maneira de levar a vida com muito otimismo.
Talvez eu tenha realmente a Síndrome de Pollyana... mas me sinto bem sendo sempre otimista.
Quando a saudade se transforma em dor e os olhos lacrimejam, deixo correr as lágrimas e me recolho em frente ao espelho da alma, aguardando a Voz tranquilizadora de Deus para me acalmar... e ela me acalma sempre, me mostrando qual parte da saudade devo ter presente em minha vida. Com certeza essa parte vai me fazer sorrir!
Beijos com saudades de comentários...kkk!
Oi Cathy ,amei seu texto ,parabéns.
ResponderExcluirAh ,sinto saudades de tanta coisa rsrs ,é um sentimento muito bom , as vezes triste...mas relembrar o passado dá tanta saudade de uns amigos que foram embora(de cidade,estado),e de uma que se foi,e me faz muita faltaaa essa saudade me deixa um pouco triste ,mas ficou momentos bons na memória.
bjssss
Joseane
Olá.Vejo a saudade como um sentimento bom.
ResponderExcluirAlgumas saudades são doloridas, mas a maioria são recordações boas.
Tenho saudades do meu pai, saudades da minha infância, dos amigos...enfiam..saudades que me fazer rir...
bjoks
Saudades da Cathy e das meninas...
Gostei muito.....enxergar outro lado demonstra flexibilidade.....e tudo na vida tem pelo menos dois lados......
ResponderExcluirbj, Denise
Nossa, quanta coisa me dá saudade. Principalmente a minha cachorrinha Meg. Todo dia penso nela mas sei que ela está sendo muito bem cuidada pela minha tia.
ResponderExcluir