domingo, 25 de setembro de 2011

Espelho

No mínimo duas vezes por dia sou obrigada a me olhar no espelho e mesmo não sendo vaidosa, tento não ficar colocando mais defeitos em mim do que já tenho. Através do espelho tenho consciência plena de quem sou, quantos anos tenho e o que tenho.
Não preciso que outras pessoas me lembrem daquilo que eu vejo com frequência e também não adianta sonhar, como o gatinho da foto, que um dia vou ser diferente do que o que sou. 
Outro dia falei de ambições.... mas não falei da desvalorização da pessoa. Tentar ver outra coisa além do que se é num espelho é, de certa forma, desvalorizar e muito o que se é.
Sempre fui muito sonhadora... gostaria de ser isso, gostaria de ser aquilo, queria fazer isso, queria fazer aquilo. Um dia, quando devia ter uns 13 anos de idade, muito sabiamente minha mãe me deu um quadro.
No quadro tinha um desenho bonitinho, daqueles que toda adolescente gosta. Abaixo do desenho tinha a seguinte frase:
"sonhar com aquilo que se gostaria de ser é desperdiçar quem você é".
Aquilo marcou tão profundamente a minha vida que passei a me forçar a olhar para o espelho essas duas vezes ao dia... para lembrar de quem sou eu.
Continuei sonhadora e, as vezes até desejo ser o que não sou ou ter o que não tenho, faz parte da ambição humana. Quando me pego fazendo isso, olho para o espelho e brigo comigo mesma. 
Lógico que tenho que melhorar, que mudar. O Espelho serve prá isso também. Se sou um gatinho, quero ser um leão, uso o espelho para ver o que estou fazendo de certo ou de errado para alcançar a meta.
Observem a diferença de verbos usados. Quando a gente sonha, a gente usa o verbo no futuro do pretérito: Gostaria de , ou gostaria que e por aí vai.
Quando temos uma meta o verbo vai estar sempre no presente: Quero, Posso e vou.
Agora, para ouvir a voz de Deus, temos que usar o Espelho da Alma, que é a nossa consciência... e  é lá que Deus nos avisa quando precisamos mudar o traçado do nosso caminho... é lá que Deus nos elogia e nos chama a atenção. Acima de tudo é pelo espelho da alma que Deus nos dá o alento, nos ampara e não nos deixa sozinhos nunca.


Ontem fui lembrada, de forma humilhante, de quem sou fora do espelho... quem faz esse tipo de coisa não deve ter espelho em casa!


Beijos

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, as vezes a gente se vê o contrario da foto tmbm. Pequeno, frágil, insignificante...e nessas horas precisamos de pessoas que nos mostre o espelho da realidade.

    ResponderExcluir
  2. Cathy, que lindo seu texto. Só um comentáriozinho em relação a quadros: lá em casa, quando eu era criança, tinha um quadro na parede com uma frase que nunca esqueci - "O amor verdadeiro auxilia sem perguntar" :)
    Sempre lembro dela!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto!
    Consciência, todos tem mas muitos não fazem uso dela.

    ResponderExcluir