Antes de entrarmos no assunto do dia devo dizer aqui que apesar de termos tido dois comentários apenas em Joaninhas Coloridas e Musicais, uma pessoa acertou a minha joaninha negra do momento. Parabéns Bianca Cristina... realmente a música que tenho curtido agora é "Aí já era" de Jorge e Mateus.
Bom, devo dizer que tenho medo do medo e confessado esse meu medo, posso falar dos outros medos que tenho, uma vez que sou muito medrosa mesmo!
Meu pior e mais terrível medo de algo conhecido é o de andar de avião... deixa de ser medo para ser pânico. Já viajei muito de avião dentro e fora do Brasil e tenho medo todas as vezes, a ponto de fechar a mão com tanta força quando o avião sobe, que machuco a palma da mão com as unhas. E se tem turbulência, realmente me estresso de tanto medo.
Tenho medo de altura, vertigem mesmo... mas não tanto quanto de aviões. Tenho medo de ratos (animais e humanos, se é que vocês me entendem) e cobras (idem a ratos).
Tenho medo de cavalos (só os animais), animais selvagens e de vespas e outros voadores peçonhentos (graças à minha alergia).
Todos esses medos são de coisas conhecidas e que podem representar um certo perigo. Daí eu me sentir perturbada diante dessas coisas horrendas... Para mim!
Também sou uma pessoa apreensiva (apreensão é sinônimo de medo) diante do desconhecido. Costumo dizer que acredito em seres de outro planeta, por que acredito mesmo. Mas se uma nave ousar aparecer no meu campo de visão, com certeza vou sair correndo ou vou me borrar inteira! Mas o desconhecido não precisa ser TÃO desconhecido assim prá gente sentir medo... é só ir fazer vestibular, ou um concurso.
Mas existe um sinônimo de medo, que é o menos falado nos dias de hoje... RECEIO.
Ele é menos falado, pois é um medo diferente. É o medo utilizado pelo bom senso, pela consciência humana. É receio de errar, é o receio de ofender, é o receio de perder algo ou alguém, é o receio de enganar ou de ser enganado, é o receio de amar e não ser correspondido, é o receio de não amar o suficiente, é o receio de chorar se for homem, é o receio de demonstrar o que se é e tantos outros receios (puros e sentimentais) que fica difícil falar sobre eles.
Nós temos todos esses receios, com maior ou menor intensidade e temos que enfrentá-los mais dia menos dia. A esse enfrentar o receio, enfrentar o medo, é que damos o nome de CORAGEM.
Não ter medo de algo não significa que a pessoa é corajosa. Significa simplesmente que ela não tem medo daquilo e ponto. Corajoso é o que enfrenta seus medos sempre. A Realidade dá medo e se não a enfrentarmos a gente cai nas drogas, na bebida e alguns até tiram a vida por medo de vivê-la. Um suicida para mim é um covarde, por não conseguir enfrentar a vida.
Todos temos medo de errar. E se erramos, temos medo de pedir perdão ou de enfrentar as consequências de nossos erros.
Pior é que quando erramos, passamos a ter novos medos. Por exemplo: Se erramos na escolha do companheiro de vida, passamos a ter medo de amar outra pessoa pelo medo de sofrer novamente.
Ei... acorda.... estamos vivos.
Deus está presente nos nossos medos. Basta que os entreguemos a Ele que ele nos dará a força para enfrentá-los. E, se você fizer isso e não der certo, pode ter certeza que outra coisa muito melhor virá, mesmo que seja uma lição de vida.
Li isso no "promova" do Orkut e resolvi adotar: Prometo viver até morrer!
Beijos.
PS: A sugestão do tema veio da Michelle B. Evaristo... (Capaz! Bahhhhhh! Tchê) amigona e mamis do Bento Abençoado!
...e a cada medo que enfrentamos nos tornamos mais fortes e corajosos para os próximos.....bj
ResponderExcluirDenise
Confesso eu tenho Receio (medo) da morte.
ResponderExcluirÓtimo texto Cathy...bjos
Ótimo texto, não existe quem não tenha medo, uns demonstram mais que os outros, sentimos medo de coisas diferentes, porém com a mesma intensidade.
ResponderExcluirQue lindoooo Cathy! puuura verdade!!
ResponderExcluirDeus está presente nos nossos medos. Basta que os entreguemos a Ele que ele nos dará a força para enfrentá-los. E, se você fizer isso e não der certo, pode ter certeza que outra coisa muito melhor virá, mesmo que seja uma lição de vida.
AMEEEEEEIIII!!!! Beijooos!
Eu sou muito medrosa.
ResponderExcluirAh, você citou avião e lembrei que quando eu e meu marido estavamos vindo o avião deu uma leve caída de altitude tipo quando a gente não vê que chegou o meio-fio e puf, aquele sustinho. Enquanto eu gritava mentalmente "uhuuu" ele se agarrava na poltrona... kkkkkk. Eu nunca tinha voado, mas tive 'receio' por causa do tempo longo de vôo.
ResponderExcluir