quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A MODA DA MODA


Como se vestir, como se pentear, como falar... Tudo depende da moda.

Não que a moda seja um desafio de nosso século especificamente, mas é um desafio de sempre, pois se você não segue a moda, pode até ser excluído ou tachado de algo do tipo CDF, Nerd, Careta, etc.
Não tenho bem certeza, mas desconfio que a palavra moda venha de modelo. Faz sentido, pois o modelo que a atriz usa, vira moda. O jeito como o ator fala, vira moda. O cabelo que a apresentadora de TV tem, é moda.
Mas quem é o dono da moda? Como ela é lançada?
Se vestir bem é moda, mas existem programas que criticam algumas pessoas que, no meu modo de pensar, estão bem vestidas e exaltam pessoas ridiculamente vestidas, ou que não ficam bem com aquele tipo de roupa em favor da moda.
Essas Botas altas e duras de se andar são moda e pessoas que não gostam delas, ou não podem usá-las por ter problemas, como esporão, por exemplo, são chamadas de pigmeus e burras. Tomara que estas pessoas que pensem assim não caiam com estas botas!
Outras pessoas que tem a gordura da barriga saliente insistem, por ser a moda, em usar calças jeans de cintura baixa com camisetas curtas, as chamadas de Baby Look, deixando transparecer algo que poderia ser escondido pelas batas, que também são moda e que ficam muito mais bonitas nelas.
Poucas são as pessoas que têm a ousadia de serem firmes no que vestem, falam ou usam. Estas estão sempre de acordo com a sua própria moda e dificilmente as vemos de forma diferente. Quando isso acontece é por ter uma ocasião especial, como casamento (no qual aquela mulher é a noiva), festas importantes, entregas de prêmios, etc.
A Moda dita a moda conforme a idade, sexo, responsabilidades, etc. Dificilmente se vêem uma pessoa acima dos 50 anos de jeans de cós baixo e camiseta regata, ou uma adolescente com um vestido de gola e mangas três quartos.
A Imagem sempre foi um desafio e vai continuar sendo para aqueles que não gostam de se sentir confortáveis e com personalidade própria, mas que seguem as regras, às vezes absurdas, da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário