quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desde quando Funk ou Rap nacionais são Músicas?

Quase ninguém sabe, mas tive formação musical clássica. Toquei piano por mais de 40 anos... até ter que vender meu piano. Em casa fui criada ouvindo Mozart, Chopin, Bach entre outros clássicos e acabei, por conta própria, gostando de óperas também, chegando mesmo a fazer aulas de canto lírico. Mas isso acabou não dando muito certo pois meu tom é tão grave que para ele só existiam peças para homens e eu não sou chegada a fazer papel de homem nunca!


Com o tempo passei a ser eclética mesmo, pois como todos sabem, gosto de escrever e, por consequência, ler e pensar. Portanto, gosto de todos os tipos de música onde há melodia e letra boa.


Por isso desqualifico, por conta própria, o Rap e o funk nacional (os estrangeiros têm letras e músicas razoáveis).


Vamos por partes:


Funk Nacional não tem melodia e as poucas que tem são todas iguais. As letras não são boas, são normalmente pornográficas, denigrem a mulher e a mulher que "fala" funk se auto denigre. Se colocar qualquer uma delas ou deles ("cantores de funk") prá cantar qualquer coisa digna (um Caetano Veloso, por exemplo) sairão desafinados e sairiam vaiados de qualquer palco. Portanto Funk nacional, não é música.


Já os defensores do Rap, alegam que sua música trata da realidade nacional, mas apenas 7% da população brasileira mora em favelas e guetos onde o tráfico e a malandragem imperam... onde a realidade dos repeiros acontece. As melodias, como no caso do funk, quase não existem e com um agravante: quando existem são "chupadas" de rocks antigos dos quais os jovens de hoje não conhecem... mas eu conheço, pois são da minha época. 


No Rap, a única coisa que pode ser considerada musical é o ritmo, a letra é podre em todos os sentidos, inaudível e, muitas vezes, cheias de mensagens subliminares que incitam à violência, ao sexo em exagero e às drogas.


Não consigo ver nestas coisas músicas... só barulho, falação e podridão e isso, prá mim, não tem nenhum valor.


Agora, se vocês me derem licença, vou colocar um trechinho de uma música linda do Queen, primeiro em Inglês e depois a tradução deste mesmo trecho.


"If there is a God in the sky, looking down, what can He think of what we've done to the world that He created?"


"Se houver um Deus no céu, olhando prá cá, o que Ele vai pensar do que a gente fez com o mundo que Ele criou?"




Beijos com musicalidade

Um comentário:

  1. rap tem letra podre? Você tinha um ótimo argumento até falar isso.

    ResponderExcluir