Quando éramos mais novos, durante todo o advento éramos responsáveis por montar um presépio gigante e uma árvore natural. Digo durante TODO o advento, pois levava esse mês mesmo, para fazer tudo.
No primeiro dia tínhamos a montagem do cenário, que era em duas mesas quadradas juntas. Neste cenário tinha montanhas, lago e rio... fora a gruta, é óbvio! Só recentemente descobri para que tinha os panos compridos em volta das mesas.... era lá, embaixo delas, que ficavam os presentes e quando íamos para o carro para a missa do galo ou o papai, ou a mamãe ficavam por último e corriam colocar os presentes em cima de cada sapatinho (sempre ficava maravilhada ao voltar da missa e achar que o Jesus Menino tinha colocado os presentes lá... pelo menos até os 9 anos! Não se falava em Papai Noel em casa!)
Voltando... a partir do primeiro dia, cada um dos filhos e éramos 6, tinha o direito de colocar uma peça no presépio e uma bola na árvore, de acordo com seu comportamento no dia. Isso significava que se a gente tivesse brigado ou feito coisas erradas, só poderíamos colocar um personagem pequeno e uma bolinha pequena. Pelo que eu me lembro, dificilmente colocava bolas grandes ou pequenas na árvore... só médias!
E só colocávamos os personagens no presépio (que variavam desde sapos e patinhos até os personagens principais como a Sagrada Família, passando por nadadores japoneses, esquilos, casinhas, pastores, ovelhas, burrinhos, semeadoras, pescadores e montes de outros) e as bolas na árvore (com a ajuda dos pais nas partes altas) depois que era feita a oração de família. Essa oração era feita todos os dias mesmo fora do Advento.
Gostava disso tudo... ainda tenho muitas saudades da oração em família de quando éramos crianças e adolescentes. Sei que meus pais continuam a fazê-la e tento, de alguma forma manter o hábito sozinha. Tenho saudades deste tempo de preparação para o Natal também, pois dava, e continua dando, um significado especial e totalmente fora do comercial prá mim!
Hoje, com todos já grandes e seus filhos, tentamos manter a importância do Natal em família presente... só espero que isso não se perca!
Beijos a todos!
Eu também me lembro bem destes natais... tentamos manter a realidade do Natal, mas estamos sempre correndo, o que no falha um pouco. Que Deus abençoe a nós todos.
ResponderExcluirBeijos
Domi
Dá saudades, né Dominique?
ResponderExcluir