segunda-feira, 9 de abril de 2012

Chega de procurar sarna na história prá se coçar hoje!

Ontem, olhando o Facebook, me chamou a atenção um movimento que está se formando de âmbito Nacional para "curar fatos" que ocorreram na história do Brasil há mais de 40 anos... então me enfronhei em pesquisa sobre os acontecimentos da época para ver se valia a pena desenterrar essa "época de chumbo" do país e me engajar, ou não.


Pesquisei bastante e, por fim, conversei com meu pai, que vivenciou a época da ditadura melhor que eu, que era pequena no começo dela e jovem no fim, mas alienada à essência da mesma!


A conclusão à qual cheguei é que não vou me engajar a nada que não esteja de acordo e não estou de acordo em reviver o passado dolorido de muitos inocentes, que não faziam nem parte da guerrilha, ou terroristas, e nem parte dos chamados "torturadores".


O tempo da ditadura militar trouxe esses dois lados negros. 


De um lado ativistas e vândalos, que tinham por trás de seus atos violentos de matança, a "restauração" do país. Ghandi promovia a restauração da Índia sem nenhuma violência. Martin Luther King, promovia o fim do racismo sem nenhuma violência. Mas a Guerrilha brasileira não!


Deixaram orfãs muitas pessoas. Orfãs de Pai, Mãe e filhos. Sequestravam pessoas e violentavam os direitos humanos tanto quantos seus torturadores do DOI/Codi. Jogavam bomba e matavam por conta de um idealismo "comunista" (fachada da maioria destes terroristas), que muitos deles, hoje no Brasil por anistia, não seguiram, não seguem e se vangloriam da democracia em que vivemos. Alguns destes até vivendo de indenizações milionárias, que saem do nosso bolso, nos deixando, hoje, orfãos do dinheiro também!


Do outro lado, tem os "torturadores", polícia Civil e Militar, exército e movimentos paramilitares de ultra direita, que no afã de conter, tanto a violência provocada pelos guerrilheiro/terroristas, quanto pelo medo de uma escalada comunista, usavam de artifícios abusivos para conseguir informações. Prendiam todos e mesmo inocentes "delatados" uma única vez eram averiguados e torturados. Muitos morreram ou "desapareceram" sem deixar rastro.


Agora os terroristas querem a prisão dos torturadores, que já morreram ou estão, no mínimo, 40 anos mais velhos... 


Eu, particularmente, gostaria que tudo fosse parte apenas da história. Não gostaria de revanchismo, pois os dois lados erraram... os dois lados mataram... os dois lados exageraram.


Como disse no começo deste post, era muito pequena quando essa época de insegurança começou e era jovem "alienada" de tudo isso quando ela acabou. Se essas mensagens subliminares não tivesse aparecido no face ontem, seria uma pessoa de 52 anos alienada ainda dos fatos da época.


Tenho noção de política e não gosto dela, pelo menos aqui no Brasil. Não acho que vale a pena procurar sarna na história para se coçar hoje. Temos que viver o presente e tentar melhorar o futuro para os nossos filhos e netos, pedindo a ajuda de Deus para olhar nossos governantes.




Beijos tristes a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário